Estremoz-BTT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso"

3 participantes

Ir para baixo

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Empty [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso"

Mensagem  beselga Qui Dez 17 2009, 05:08

Ao fim de alguns meses de ausência dos trilhos, o feriado de 8 de Dezembro foi a data do meu regresso. Logo de manhãzinha fui à garagem buscar a minha "menina" e esta, mal me viu, rejubilou de alegria pois, finalmente, saía do cativeiro. A consciência de um empenado levou-me a pensar que não poderia fazer muitos kms, por isso, meti-a no carro para o caso de termos que ser resgatados.
Parei junto à Sapateira, um pequeno mas lindíssimo lugar onde já passámos algumas vezes em Passeios e Maratonas. A "menina" saltou da mala do carro como um cão salta do atrelado no 1º dia de caça.
Após alguma hesitação resolvi aventurar-me no desconhecido.


[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso1

Passado cerca de 2kms, o trilho que seguia levou-me a estas casas, por isso, tive que voltar para trás mas não sem fazer um registo da minha passagem por este local.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso2

Voltei atrás até ao último cruzamento e segui pelo caminho que me deu na real gana. E fiz muito bem porque para meu espanto encontrei mais uma ponte fantástica na ribeira da Teja.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso3

Lá tive que parar para poder explorar o local. Para além da ponte há também alguns moinhos e outras construções em ruínas no local. A tentativa de realizar uma boa fotografia levou-me a tirar a temperatura da água.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso4

Esta zona merece uma visita com mais tempo mas não resisti a colocar mais uma foto da ponte.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso5

Parti muito mais animado, e mesmo a subir, desta vez ia de cabeça levantada para poder observar tudo. O caminho tinha que ir dar a algum sítio, caso contrário voltava para trás. Assim, já não dava como perdido o tempo despendido.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso6

Lá fui subindo até encontrar este caminho murado que parecia que me sugava com a intenção de me levar a algum sítio. Só consegui parar quando a subida se tornou mais íngreme e por causa das pedras serem escorregadias.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso7

Tinha chegado a uma pequena povoação, encostei a "menina" e toca a disparar em todos os sentidos. Onde estava?

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso8

Subi mais acima e encontrei a resposta à minha pergunta. Atenção não se confundam (não sei como ainda ninguém se lembrou de fazer alguma patifaria como acontece em muitas placas por este país fora). De repente, lembrei-me de um amigo, que há alguns anos atrás tinha “arranjado” aqui uma namorada. Agora compreendo a dificuldade do rapaz para desencantar a namorada neste sítio isolado.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso9

É um local sossegado com uma vista espectacular onde ocorre a transição da paisagem entre a Beira e o Douro.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso11

Aqui não foi difícil escolher para onde seguir, como sofro de uma certa alergia ao asfalto, resolvi seguir por aqui.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso10

Só então me apercebi que já não mora ninguém na Canada. Parece uma aldeia fantasma onde as pessoas abandonaram as casas deixando tudo para trás.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso12

Cheia de fome de trilhos a minha "menina" já estava cheia de ciúmes e parecia querer dizer-me: “ afinal vieste para andar ou tirar fotografias?”

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso13

Ao afastar-me ainda tive tempo para tirar mais uma foto. É mais um exemplo como o interior de Portugal está a ficar desertificado.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso14

Com uma bonita paisagem como pano de fundo nem parecia que estava a subir.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso15

Havia mais intensidade no olhar que no pedalar, por isso a sensação de que não estava a subir. Ao olhar em frente estava a chegar ao topo desta montanha e a curiosidade de saber o que estava do outro lado aumentava.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso16

Ao chegar ao topo consegui identificar a aldeia de Ranhados o que fez com que ficasse mais à vontade. Encontrei uma pequena estrada por isso resolvi meter-me logo na primeira cortada que encontrei. Fui sempre a descer pelo meio de uma vinha (a esperança que tivesse saída era muita) mas já lá no fundo vi que o caminho não tinha seguimento. Como voltar para trás estava fora de questão, lá fui andando pelo meio dos terrenos (descer e subir muros, passar arames, pelo meio de culturas). Já não me metia numa destas desde os primeiros tempos de BTT, há alguns anos atrás. Esta situação fez-me recordar aqueles passeios aos Domingos de manhã em que três "maçaricos" aventureiros se metiam sempre em apuros por não conhecerem a região mas terem o espírito aberto à descoberta.
Ao fim de algumas peripécias lá encontrei este caminho e resolvi segui-lo pois já não estava com vontade de inventar, pelo menos naquele momento.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso17

Percorridos alguns kms, para meu espanto, encontrei um nabal florido bem fora de época.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso18

Passei nas imediações de Ranhados e perguntei a umas pessoas se havia algum caminho que fosse dar à Barragem sem ser pelo alcatrão. Disseram-me que sim mas era um caminho muito mau que não dava para se passar bem (maravilha pensei eu). Despedi-me e segui as instruções dadas. Ao fim de algumas centenas de metros avistei algo já bem conhecido. Do outro lado estava a descida com regos até à Barragem onde passámos na última Maratona.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso19

Estes cogumelos não são comestíveis mas são atractivos.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso20

Na minha previsão ainda ia passar lá em baixo, tendo pela frente uns entusiasmantes kms.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso21

De facto, foi uma descida cheia de adrenalina até ao fundo onde pude encontrar o bem conhecido rio Torto. Também nesta zona há muitas quintas e moinhos.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso22

No meio do mato encontrei esta macieira e pude saborear uma verdadeira maçã biológica. E que bem me soube.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso23

No seguimento, encontrei estes bonitos marmeleiros. Os marmelos não tinham sido apanhados, muitos deles jaziam pelo chão a apodrecer mas outros ainda estavam bons e libertavam um aroma muito agradável.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso24

Ao aproximar-me do rio Torto encontrei esta planta muito bonita. Trata-se da gilbardeira, uma espécie protegida usada não só como fins ornamentais, mas também na indústria e na medicina.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso25

Segui junto ao rio Torto até à Barragem de Ranhados. Este rio cada vez me surpreende mais pois por onde passa é tudo muito belo.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso26

Cá está a barragem de Ranhados. A partir daqui já é território conhecido para mim e para muitos que já nos concederam o privilégio de participarem numa das nossas provas de BTT.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso27

Já do outro lado dá para avistar por onde passei.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso28

A vista para o Douro.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso29

A vista para o Souto.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso30

A descer faz-se bem melhor. Também como vou sozinho posso ir a pé pois ninguém vê.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso31

Já no alto dá para ter uma melhor vista sobre a Barragem. Como o resto do trajecto já foi esmiuçado em outros relatos termino este por aqui, pois ainda tenho que dar muito aos cranques e já estou atrasado para o almoço e a outra menina chateia-se.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso32

Não resisti a colocar mais esta foto pela serenidade que transmite.

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Regresso33

Em conclusão não andei muito mas também não foi preciso pois cheguei a casa muito satisfeito. Gosto muito de Passeios organizados, mas estes a solo permitem-nos desfrutar melhor da natureza.
Quem sabe se parte deste passeio não será incluído numa prova de BTT a realizar no futuro…
Um grande abraço
beselga
beselga
Já faz a depilação nas pernas
Já faz a depilação nas pernas

Número de Mensagens : 183
Idade : 47
Localização : BESELGA
Data de inscrição : 12/02/2009

http://www.associacaobeselguense.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Empty Re: [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso"

Mensagem  Merino Qui Dez 17 2009, 06:34

Fotos brutais... [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Icon_king [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Icon_king [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Icon_king [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Icon_king

cmp e boas festas
Merino
Merino
É quase um líder da montanha
É quase um líder da montanha

Número de Mensagens : 302
Idade : 43
Localização : Estremoz
Data de inscrição : 21/03/2008

http://www.merino-btt.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Empty Re: [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso"

Mensagem  João Bike Qui Dez 17 2009, 17:57

Parece o paraíso do BTT.....
João Bike
João Bike
É quase um líder da montanha
É quase um líder da montanha

Número de Mensagens : 306
Idade : 41
Localização : Estremoz
Data de inscrição : 28/03/2008

http://www.ccestremoz.com

Ir para o topo Ir para baixo

[Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso" Empty Re: [Crónica] Trilhos do Ceireiro - "O Regresso"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos